PAIXÃO POR CERVEJAS ESPECIAIS INSPIRA FRANQUIAS A PARTIR DE R$ 65 MIL

 A cerveja é a bebida preferida de 64% dos brasileiros para comemorações, de acordo com pesquisa do Ibope. Embalados pelo gosto nacional e pelo crescente interesse na diversidade de rótulos, empresários estão apostando em franquias de cervejas especiais --bebidas produzidas artesanalmente ou com ingredientes nobres.

 

A paixão pela bebida motiva muitos a entrarem no mercado. "A maioria dos franqueados são apreciadores de cerveja que desejavam ter o negócio próprio", diz o fundador da rede Mestre-Cervejeiro.com e sommelier de cerveja Daniel Wolff, 36.

 

O mesmo vale para a rede Mr. Beer, que procura pessoas que tenham afinidade com o produto para operar os pontos de venda, segundo o diretor Humberto Ribeiro. A franquia já tem mais de 80 unidades distribuídas por 23 Estados. 

 

É possível abrir unidades com investimento inicial a partir de R$ 65 mil para um quiosque da Mr. Beer, desembolsar R$ 128 mil por uma loja da Mestre-Cervejeiro.com ou gastar até R$ 650 mil para ter um bar e loja da Confraria Paulistânia. O faturamento das redes varia de R$ 35 mil a R$ 80 mil, e a margem de lucro, as redes estimam, é de 12% a 22%.

 

Os empresários afirmam que os clientes são bem diversificados, indo desde apreciadores e conhecedores da bebida até curiosos e quem procura opção de presente. Outra característica dos consumidores é que não são fieis a um rótulo ou marca, e, sim, buscam novidades. O gasto médio é de R$ 70.

 

Criada em 2009, em São Paulo, a Mr. Beer oferece em sua rede quase 400 rótulos --cem deles, exclusivos. Os preços das cervejas variam de R$ 13,90 a R$ 179,90. "Em 2012, viramos importadores, o que nos permite trazer cervejas exclusivas a preços mais competitivos", afirma Humberto Ribeiro, diretor da empresa. 

 

A Mestre-Cervejeiro.com, de Curitiba, nasceu como um site sobre cultura cervejeira em 2004 e só em 2012 virou franquia. Atualmente, há seis unidades abertas: três em São Paulo e três no Paraná. Nas lojas da rede, há rótulos de R$ 6,90 a R$ 199.

 

Dona de marca própria de cerveja, a Confraria Paulistânia lançou a franquia em 2013. Até agora há apenas uma unidade piloto, em São Caetano do Sul (Grande São Paulo). O local reúne bar e loja e oferece quase cem rótulos de cervejas nacionais e importadas, que custam de R$ 8,50 a R$ 100.


publicada em: 29/05/2014 na categoria: Notícias   envie para um amigo   imprimir
Autor/Fonte: Larissa Coldibeli Do UOL

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player